O que você precisa saber sobre os Exames Laboratoriais?

Exames laboratoriais são uma série de procedimentos solicitados pelo médico, a fim de complementar um diagnóstico, prevenir ou atestar uma doença.

IMG_9028Sua principal finalidade é auxiliar o raciocínio médico após a avaliação clínica realizada pelo profissional competente. O exame não substitui a opinião do clínico ou especialista. Portanto, deve-se sempre considerar a interpretação do médico junto ao histórico clínico do paciente.

Muitas pessoas confundem o que é um exame de sangue. Existem vários tipos de exames e em uma só amostra não é possível realizar todos os procedimentos ambulatoriais existentes, porque cada análise tem sua particularidade e exige um processo diferente. Por isso é necessário que haja um pedido especificando qual exame o médico quer.

O médico só solicita o que acredita ser importante naquele momento, de acordo com as queixas relatadas pelo paciente.

Diferença entre o check-up e os exames de rastreamento (screening)

O Check-up, como muitos de nós já conhece, é uma avaliação de rotina associada a exames laboratoriais específicos, divididos de acordo com o sexo, faixa etária e histórico familiar. Os exames do check-up dão informações sobre o funcionamento de alguns órgãos e sistemas, como tireoide, rins ou fígado, assim como as condições do sangue: níveis de açúcar, anemia, entre outros dados.

O Screening é uma opção de rastreamento precoce de doenças. A intenção é detectar a doença antes de o paciente apresentar todos os sintomas e realizar o tratamento na fase inicial, diminuindo a possibilidade de a enfermidade se tornar mais agressiva.

Cada vez mais pessoas saudáveis realizam os exames de screening. Procure o seu médico e se informe!

As fases da análise laboratorial

Dividimos a realização de exames em 3 etapas:

IMG_9220Fase pré-analítica: começa com o preparo correto do paciente e passa pela coleta, centrifugação, e conservação correta do material que será avaliado (sangue, fezes, urina, etc.);

Fase analítica: etapa de execução do teste. Devido aos avanços tecnológicos os exames são realizados através de aparelhos automatizados que garantem uma maior exatidão nos resultados;

Fase pós-analítica: é o processo de validação e liberação dos laudos. Encerra-se após o médico receber o resultado final e interpretá-lo.

NOTA: As condições pré-analíticas são as que mais podem interferir nas análises das amostras. O preparo adequado para o exame bem como o tempo de jejum, a pratica de atividade física, a ingestão de drogas, etc. têm impacto no resultado final. Em um aspecto mais amplo, considera-se a realização de cirurgias, transfusão de sangue. A coleta e o tratamento correto das amostras são de fundamental importância para um resultado confiável.

ORIENTAÇÕES PARA EXAMES DE SANGUE

Tempo de Jejum

Para a maior parte dos de exames de sangue é obrigatório o jejum de 8 horas. Já para os exames de Colesterol Total e Frações e Triglicérides o jejum ideal são de 12 horas. O jejum é desejável para todos os exames, mas pode ser dispensado conforme orientação médica.

É permitida a ingestão de água e de medicamentos de uso contínuo, desde que o laboratório ou o médico não especifique o contrário.

Glicose Pós-Prandial

Prolactina

Evitar esforços físicos, ginástica matinal e relação sexual nas 24 horas que antecedem a coleta. Ao chegar ao laboratório, o cliente deverá aguardar por no mínimo 30 minutos em repouso ou conforme orientação médica, assentado, antes de realizar a coleta. A coleta deve ser realizada preferencialmente até as 10:30 da manhã.

Cortisol

Evitar esforços físicos, ginástica matinal e relação sexual nas 24 horas que antecedem a coleta. O material deve ser coletado entre 08:00 de 09:30 da manhã. Importante lembrar que há outros tipos de exames de cortisol, portanto, recomendamos que o paciente procure informações junto ao laboratório.

Dosagem de PSA

Algumas situações podem interferir na dosagem do PSA, devendo ser observadas a seguintes condições:

Se ocorrer alguma das hipóteses citadas acima, esperar completar o tempo para a coleta da amostra.

ORIENTAÇÕES PARA EXAMES DE URINA

Urina Rotina, Urocultura e Gram de Gota

Caso não seja possível colher a primeira urina da manhã, colha a amostra de urina que tenha permanecido pelo menos 4 horas retida na bexiga.

Urina 24 horas

OBS: Há diferentes tipos de exames de urina 24 horas, confira se o material deve ou não ser mantido sob refrigeração e qual o tipo de conservante será utilizador no frasco. Esta informação é fornecida no laboratório no ato do atendimento.

ORIENTAÇÕES PARA EXAMES DE FEZES

Parasitológico Comum / Pesquisa de Sangue Oculto

A amostra poderá ser coletada em qualquer horário, não precisa ser mantida sob refrigeração desde que seja guardada em local fresco e onde não haja sol.

Defecar em um recipiente limpo de boca larga ou sobre papel toalha. Usando uma pazinha, coletar várias porções das fezes e colocar no frasco. Identificar com o nome completo e a data.

Fezes com Conservante (MIF)

OBS: O MIF tem validade de 15 dias a partir da primeira amostra coletada.

ORIENTAÇÕES PARA COLETA DE ESCARRO

Pela manhã, lavar várias vezes a boca com água filtrada, gargarejando e bochechando. Qualquer secreção nasal ou saliva deve ser eliminada.

Faça várias aspirações profundas e tente tossir várias vezes expectorando conteúdo bronco alveolar. Colher o material em frasco estéril, fornecido pelo Laboratório CIAMOLAB. Identificar o frasco com o nome, a data e a hora da coleta.

Observar se a amostra está adequada (conteúdo bronco alveolar – escarro – e não saliva). Em caso de dúvida solicitar nosso profissional da coleta a avaliação do material.

OBS: Para aumentar a quantidade de escarro, beba 2 copos de água na noite anterior ao exame. Não usar pasta de dente ou antissépticos antes da coleta.

COLETA DE ESPERMOGRAMA

COLETA DE FUNGOS

×